Vida de modelo não é fácil. Correria, disposição, persistência, estudos e estar sempre com uma excelente apresentação. As exigências vão muito além do que ter um rostinho bonito, como se diz por aí.
O universo da moda é visto como fascinante pela maioria das pessoas: estampar capas de revistas, brilhar nas passarelas, viajar e frequentar muitas festas. Esta é a imagem que se tem sobre a vida dos modelos. Mas será que essa carreira se resume a isso? Claro que não.
Por isso, fizemos este post para falar um pouco dos desafios da rotina na vida de uma modelo. Siga a leitura e fique por dentro.
Desafios da carreira de modelo
Relatos de modelos nacionais e internacionais confirmam que a realidade está bem longe do mundo que se fantasia. Modelos precisam abrir mão de muitas coisas em função da carreira, ficar longe da família e dos amigos e aprender a se virar por si só. Como iniciam a carreira muito cedo, é preciso ter energia, disciplina e força de vontade para conciliar o trabalho com os estudos também.
Ao ser contratado para trabalhar em outro estado ou em outro país, o modelo precisa deixar a casa da família e morar com outros colegas da profissão. Geralmente, as agências mantêm uma casa ou apartamento, onde acomodam os modelos. E este é um desafio, pois será necessário conviver com pessoas diferentes o tempo todo.
Você precisará manter tudo limpo e organizado na casa e dividir as tarefas com os companheiros. Normalmente você mesmo prepara a própria comida, lava sua louça, suas roupas, passa, arruma a casa e vai às compras. Além disso, algumas agências contratam um nutricionista para orientar uma alimentação adequada aos profissionais, portanto comer adequadamente também fará parte da sua rotina.
Fato psicológico
A pressão psicológica também faz parte da rotina dos modelos. Críticas, rejeições e imposições fazem parte do dia a dia nessa carreira e é preciso estar bem preparado para administrar as emoções. Como é um mercado muito disputado, ter jogo de cintura é fundamental para encarar situações de injustiças, inveja e provocações. Procure o apoio de um amigo, da família e até mesmo de um psicólogo, se for o caso.
Muita Paciência
A paciência também é outro atributo que os modelos precisam desenvolver. Isso porque tanto em desfiles quanto em editoriais de moda, a demora faz parte na maioria das vezes. Os modelos devem chegar cedo, passar por cabeleireiros, maquiagem, troca de roupas e outras atribuições. Há testes que duram horas, às vezes o dia todo. Portanto, paciência sempre.
Sobre os cachês
O cachê de um modelo iniciante varia muito do tipo de trabalho e da marca que está contratando. Não há regras e, claro, conforme mais conhecida a modelo vai ficando, maior o cachê. Mas isso é fruto de muito trabalho. O que acontece bastante, principalmente para os ‘new faces’, é receber os cachês em permutas com roupas das grifes. No começo pode até ser vantajoso, já que todo modelo precisa renovar seu guarda-roupa e é uma oportunidade para conseguir os primeiros trabalhos.
Agora que você já conhece uma parte dos desafios da vida de modelo, procure uma agência com expertise e bem colocada no mercado para ajudar você a se projetar no universo da moda.
Fonte: http://doistons.com.br/conheca-os-desafios-e-a-rotina-na-vida-de-uma-modelo/
Deixe um comentário